Muitas vezes me peguei apenas pedindo ou dando uma tarefa ou missão específica para alguém da nossa equipe realizar e, grande parte das vezes, não fiquei satisfeito com o resultado. Não se pede apenas para uma pessoa da área comercial ir lá a campo e vender… Temos que instruir, mostrar como fazemos, como produzimos, como ajudamos nossos clientes com nossos serviços e a mesma coisa ligada a produção dos nossos eventos. Temos que meter a mão na massa juntos, assim cada vez mais vão entender o DNA que projetamos em nossos negócios e as soluções que damos. O trabalho é em equipe total! Já errei, muito mesmo, em apenas pedir e esperar que estariam fazendo do jeito que espero. Mas também já acertei muito quando fiz junto, quando mostrei como faço e também quando prestei atenção nos pensamentos do meu liderado. Assim aprendi também.
O liderado não aprende quando o líder lhe explica verbalmente como executar uma tarefa. O aprendizado ocorre quando ele realiza o trabalho e ambos (líder e liderado) observam e pensam criticamente sobre a tarefa ou a experiência.
Ao criar a Inesquecível Casamento e expandir de forma extremamente acelerada eu tive muitos desafios e pessoas que compraram a ideia de forma excepcional. Pois era um pensamento inovador e muito desafiador para uma pequena empresa do Rio de Janeiro expandir e chegar a ter escritórios em 8 cidades do Brasil. Equipe alinhada ao propósito e o que eu fazia naturalmente, sem perceber, era exalar o meu propósito e amor ao meu negócio em vários momentos, inclusive nos momentos de diversão – que foram vários. Viagens para abrir a IC ou implementar um IC WEEK eram sempre desafiadoras e prazerosas. Equipe comercial e de marketing se divertiam, mas sofriam também comigo e com isso tudo. Mas sempre aprendemos muito. Hoje, vejo muitos desses profissionais, que fizeram história comigo e que aprenderam comigo e eu aprendi com eles, super bem posicionados.